Netnometodologia: uma perspectiva de pesquisa emergente para ambientes virtuais de aprendizagem

Autores

  • Antonia Dalva França-Carvalho Universidade Federal do Piauí
  • Ágata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Netnometodologia, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Pesquisa. Educação, Tecnologias

Resumo

Diante do contexto em que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) estão presentes no cenário educacional, percebemos que se torna necessário expandir as discussões acerca da relação educação e tecnologias, bem como, ampliar as pesquisas acerca das ferramentas tecnológicas utilizadas nos processos de ensino e aprendizagem. Com a utilização das TDIC, surgem novos espaços de ensinar e aprender, consequentemente, novas formas de se relacionar e de comunicação também se desenvolvem, promovidas pela cibercultura. O presente estudo objetiva delinear as concepções teórico-metodológicas da Netnometodologia, enquanto perspectiva de pesquisa para investigações em Ambiente Virtuais de Aprendizagem. A construção teórico-metodológica desta perspectiva de pesquisa se fundamenta nos conceitos da Etnometodologia (COULON, 1995; 2017), bem como nos fundamentos de uma Netnografia adaptada (KOZINETS, 2014; 2002). Ela contempla as interações realizadas no campo on-line, e nos possibilita a compreensão do sentido das ações que os indivíduos realizam nos ambientes virtuais, que é apenas uma fragmentação da cibercultura. Em tempos de Pandemia da Covid-19, reiteramos a importância desse delineamento, sob o olhar da Netnometodologia, que não se limita apenas ao estudo das relações dos indivíduos de comunidades on-line, pois se estende, também, as condições institucionais como influenciadores diretos da pesquisa, de forma a compreender como os sujeitos validam suas práticas no espaço virtual, como utilizam os netnométodos para realizarem suas atividades cotidianas. A construção teórico-metodológica da Netnometodologia sinaliza para o desenvolvimento, também, da realização de pesquisas sobre abordagens, técnicas e instrumentos utilizados em ambientes virtuais, embora já existam propostas de técnicas de coleta de dados virtuais e midiáticos, ainda há necessidade de ampliarmos as discussões e investigações acerca dessas temáticas.

Referências

AMARAL, A.; NATAL, G.; VIANA, L. Netnografia como aporte metodológico da pesquisa em comunicação digital. Revista Sessões do Imaginário, Porto Alegre, ed. 20, p.34-40, dez. 2008.

CAVALCANTI, Á. L. L. A. Conectando saberes no curso de pedagogia do CEAD/UFPI: um estudo netnometodológico no ambiente virtual de aprendizagem SIGAA. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, 2020. No prelo.

_______. O Estágio Supervisionado e a construção dos saberes docentes no âmbito da Educação a Distância da UFPI. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, 2016.

COULON, A Etnometodologia e educação. Petrópolis: Vozes, 2017.

_______. Etnometodologia. Tradução Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes,

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 8.ed. Campinas: Papirus, 2012.

KOZINETS, R. V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Tradução de Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso, 2014.

________. The field behind the screen: using netnography for marketing research in online communities. Journal of Marketing Research, v.39, n.1, p. 61- 72, fev. 2002. Disponível em: https://www.nyu.edu/classes/bkg/methods/netnography.pdf . Acesso em: 20 jun. 2020.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

LEMOS, A. Cibercultura como território recombinante. In: TRIVINHO, E.; CAZELOTO, E. A cibercultura e seu espelho. São Paulo: ABCciber, 2009, p.38-46.

SARAIVA, K. Educação a Distância: outros tempos, outros espaços. Ponta Grossa. Editora UEPG, 2010.

Downloads

Publicado

2024-03-14

Como Citar

França-Carvalho, A. D., & Cavalcanti, Ágata L. L. A. (2024). Netnometodologia: uma perspectiva de pesquisa emergente para ambientes virtuais de aprendizagem. Interação, 24(1), 1–10. Recuperado de http://www.interacao.org/index.php/edicoes/article/view/88

Edição

Seção

Artigos