Implicações dos resultados da avaliação em larga escala: perspectiva dos docentes e gestores de uma escola pública

Autores

Palavras-chave:

Avaliação em larga escala, IDEB, Qualidade

Resumo

Esta pesquisa visa compreender, a partir da ótica dos professores e gestores, os efeitos do IDEB na Escola Municipal Raquel Ramão da Silva em Cáceres – MT. Assim, o problema deste estudo constituiu-se em saber: quais as implicações do IDEB na escola estudada e que ações foram desenvolvidas pela escola nas diversas situações apontadas nos resultados e como essas ações se materializaram no espaço escolar? Para tanto, efetuamos um estudo referente a avaliação externa em larga escala na educação básica no Brasil, bem como o papel do Estado e das instituições escolares. Os resultados demonstraram que os sujeitos compreendem que a política de avaliação em larga escala é necessária, apesar de evidenciarem que os dados divulgados são insuficientes para compreensão da realidade, e que o município oferece pouco ou nenhum suporte técnico e financeiro na superação das dificuldades apresentadas. Também ficou evidenciado que esses resultados não são utilizados como melhoria das práticas pedagógicas, principalmente, as que se realizam no contexto da sala de aula nas relações professor aluno.

Referências

AFONSO, Almerindo Janela, Estado, mercado, comunidade e avaliação: esboço para uma rearticulação crítica. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/veiculos_de_comunicacao/EDS/VOL20N69/EDS_DEBATES20N69_6.PDF

BARDIN, Laurence, Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016

ENGUITA, Mariano Fernadez, O discurso da qualidade e a qualidade do discurso.1998.

GENTILLI Pablo e SILVA,Tomaz Tadeu. Neoliberalismo, Qualidade Total e Educação 5ª Edição. Petrópolis – RJ: Vozes, 1998.

FERNANDES, Reinaldo. http://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/metodologias/Artigo_projecoes.pdf

FREITAS, Dirce Nei Teixeira, A avaliação da Educação Básica no Brasil- Campinas –SP: Autores Associados, 2007.

FREITAS, Luiz. C. et al. Avaliação Educacional: Caminhando pela contramão. 7 ª Ed.

Petrópolis - RJ: Vozes, 2014.

GENTILLI, Pablo A.A. Neoliberalismo e educação: manual do usuário. (Org) GENTILLI, Pablo A.A. Escola S. A. Quem ganha e quem perde no mercado do neoliberalismo. Brasília: CNTE, 1996.

HORTA NETO, Avaliação externa e seus efeitos sobre as políticas educacionais: Uma análise comparada entre a união e os Estados de Minas Gerais e São Paulo. Tese de Doutorado,. UNB, 2013.

LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos, Avaliação Institucional: o uso dos resultados como estratégia de (re) organização dos espaços de discussão na universidade. Editora RG, Campinas 2010.

PARO, V.H. Situação e Perspectivas da Administração da Educação Brasileira: uma contribuição. Revista Brasileira de Administração Escolar. Brasília, v.9, n. 1 p. 9-36, jan/jun. 1993.

SOBRINHO, José Dias, Avaliação. Políticas Educacionais e Reformas da Educação Superior. São Paulo: Cortez Editora,2003.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Lima, E. G. dos S., & Lima, L. C. (2021). Implicações dos resultados da avaliação em larga escala: perspectiva dos docentes e gestores de uma escola pública. Interação, 24(1), 222–245. Recuperado de http://www.interacao.org/index.php/edicoes/article/view/154

Edição

Seção

Artigos