Educação financeira: um estudo realizado com bolsistas da UFPI – CMRV

Autores

Palavras-chave:

Educação Financeira, Bolsa de Apoio Estudantil, Desempenho Acadêmico

Resumo

Este estudo analisa o nível de educação financeira dos universitários usuários da Bolsa de Apoio Estudantil (BAE) na UFPI. O objetivo é mensurar o nível de educação financeira dos usuários da BAE na UFPI-CMRV. O estudo foi desenvolvido com base em bibliografias específicas a respeito de Educação Financeira e em um estudo de caso realizado com os usuários do benefício. Ao final do estudo, pode-se perceber que o nível de educação financeira dos bolsistas não é elevado e que eles são acometidos de reações físicas devido a questões financeiras, e, na maioria dos casos, isso atrapalha o desempenho acadêmico e a vida pessoal dos usuários da BAE. Os bolsistas não têm muito conhecimento teórico para utilizar da melhor forma os recursos que são destinados pelo governo para auxiliar os jovens em situação de baixa renda, logo, precisam de uma orientação, por parte da UFPI-CMRV ou de outra instituição, a fim de que possam direcionar melhor o auxílio recebido, bem como mostrar que se combinada com a pressão do ambiente acadêmico e profissional, a falta de melhor direcionamento do auxílio poderá potencializar os sintomas a que eles são acometidos, e isso poderá se transforma em um gatilho para o desenvolvimento de doenças sérias, como a apatia, a agressividade ou até a depressão, podendo, por exemplo, chegar à síndrome de Burn Out.

Biografia do Autor

Débora Fernandes, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Assistente de Coordenação do INSTITUTO NORDESTE CIDADANIA (INEC). Tem experiência na área de Administração, com grandes e pequenas equipes. Participa do Projeto de Pesquisa: GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO - GEPADM/UFPI - CMRV. E já foi monitora da disciplina de Organização, Sistemas e Métodos

Mara Águida, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2018), Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí - UFPI - TROPEN(2009), Especialista em Finança em Empresas pelo IEMP / ICF, Graduada em Administração com Habilitação em Marketing pelo ICF. Professora DE do Curso de Bacharelado em Administração da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), antiga Universidade Federal do Piauí - UFPI/ Campus Ministro Reis Velloso - Parnaíba. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração (GEPAdm). Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão de Negócios e Empreendedorismo UFDPar/UFPI. Atualmente, desenvolve pesquisa na área gestão ambiental, sustentabilidade empresarial, gestão pública e gestão do ensino superior.

Kelsen Arcângelo, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Educação pela UFPI (2017); Mestre em Administração pela UNIFOR (2009); MBA em Gestão Empresarial pela FGV-RJ (2006); Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela UECE (2005); Graduado em Administração pela FSA (2006); Graduado em Ciências Contábeis pela UESPI (2006); Graduado em Gestão Empresarial pelo IFPI (2003). Atualmente é professor do Curso de Administração da Universidade Federal do Piauí - UFPI/CCHL e Coordenador de Tutoria do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Piauí UFPI/CEAD. Foi Coordenador de Tutoria do Curso de Especialização em Gestão Pública do CEAD / UFPI, professor da Universidade Estadual do Piauí no Curso de Administração, professor no Curso de Administração da Faculdade AESPI e professor da Faculdade CET no curso de Recursos Humanos. Foi instrutor do SENAC - PI em cursos da área de Gestão e Comércio

Referências

AMADEU, J. R. A educação financeira e sua influência nas decisões de consumo e investimento: proposta de inserção da disciplina na matriz curricular. 2009. Disponível em:< http://livros01.livrosgratis.com.br/cp150820.pdf>. Acesso em: Abr./2019.

AMANTE, H. M. Tamanho da amostra em estudos clínicos e experimentais. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/jvb/v10n4/v10n4a01>. Acesso em: Set./2019.

ARAÚJO, J. O. O elo assistência e educação: análise assistência/ desempenho no Programa Residência Universitária alagoana. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9984 Acesso em: Abr./2019.

BRAIDO, G. M. Planejamento financeiro pessoal dos alunos de cursos da área de gestão: estudo em uma instituição de ensino superior do rio grande do sul. Lajeado. v. 21, n. 1. 2014. Disponível em: <http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/viewFile/601/591> Acesso em: Abr./2019.

CALCULADORA DE TAMANHO DE AMOSTRA: Survey Monkey 2019. Disponível em: <https://pt.surveymonkey.com/mp/sample-size-calculator/>. Acesso em: Set./2019.

CHUPEL, C. L.; Moscon N. A Política de Assistência Estudantil na Universidade Pública Brasileira: desafios para o Serviço Social. Textos & Conceitos, v.15; n.2. Porto Alegre. 2016. Disponível em: . Acesso em: Abr./2019.

D’AQUINO, C. Educação Financeira: como educar seus filhos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

KRISTOCH, T., I. A trajetória da assistência estudantil na educação superior brasileira. São Paulo n. 129. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n129/0101-6628-sssoc-129-0285.pdf. Acesso em: Abr./2019.

LIZOTE, S. A.; DE SIMAS, J.; LANA, J. Finanças Pessoais: um estudo envolvendo os alunos de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior de Santa Catarina. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Anais do IX SEGeT. Resende, 2012. Disponível em: <https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/10216156.pdf>. Acesso em: Abr./2019.

MENDES, S. J. Educação financeira para uma melhor qualidade de vida. 2015. Disponível em:< https://docplayer.com.br/17715938-Juliana-de-souza-mendes-educacao-financeira-para-uma-melhor-qualidade-de-vida-orientador-prof-dr-jailson-coelho.html>. Acesso em: Abr./2019.

TOMMASI, A.; LIMA, F. Viva Melhor: Sabendo administrar suas finanças. São Paulo: Saraiva, 2007. 245 p. Acesso em: Abr./2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, 2015, Institucional, Disponível em: https://www.ufpi.br/institucional-ufpi. Acesso em: Abr./2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, 2016, História do Campus Ministro Reis Velloso. Disponível em: <https://ufpi.br/biblioteca-setorial-parnaiba/163-parnaiba/12922-historia-do-campus-ministro-reis-velloso>. Acesso em: Abr./2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, 2017, NAE - NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL. Disponível em: <http://ufpi.br/nae-nucleo-de-assistencia-estudantil-parnaiba.> Acesso em: Abr./2019.

VASCONCELOS, Natália Batista. Programa Nacional de Assistência Estudantil: uma análise da evolução da assistência estudantil ao longo da história da educação superior no Brasil. Revista da Católica, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 399-411, jan./jun., 2010. Acesso em: Abr./2019.

VILLA, L. Educação financeira no ensino médio: uma análise a partir da aprendizagem significativa de David Ausubel. 2017. Disponível em: <http://tede.upf.br/jspui/bitstream/tede/1229/2/2017LaercioVilla.pdf>. Acesso em: Abr./2019.

Downloads

Publicado

2021-07-25

Como Citar

Santos, D. F., Águida, M., & Silva, K. A. F. e. (2021). Educação financeira: um estudo realizado com bolsistas da UFPI – CMRV. Interação, 23(1), 58–74. Recuperado de http://www.interacao.org/index.php/edicoes/article/view/131

Edição

Seção

Artigos