Saúde geral e qualidade de vida de pacientes operados por câncer gastrointestinal

Autores

Palavras-chave:

Saúde Geral, Qualidade de Vida, Câncer gastrointestinal, Pacientes operados

Resumo

O objetivo do artigo é avaliar a saúde geral (SG) e correlacionar com a qualidade de vida (QV), 30 e 60 dias pós- cirurgia, de pacientes operados por câncer do aparelho gastrointestinal assistidos na clínica cirúrgica de um hospital universitário de Goiânia/Goiás. Método: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e quantitativo, englobando 31 pacientes, de ambos os sexos, adultos, operados entre março e dezembro de 2015. Utilizaram-se o QSG, o WHOQOL-bref e o EORTC QLQ-C30, nos momentos de 30 e 60 dias pós- operatório. Para correlação estatística considerou-se o nível de significância de 0,05. Resultados: o QSG o apontou fator distúrbio do sono comprometido em 30 dias sendo normalizado em 60 dias; os demais indicadores de SG mantiveram-se preservados após a cirurgia a correlação entre SG e escores de QV mostrou haver impacto significativo, sendo que quanto maior a percepção da SG, maior foi a percepção da QV. Conclusão: A incorporação da avaliação da SG e da QV na rotina clínica é oportuna, tornando-se balizadores dos cuidados em saúde. Ambos os conceitos podem favorecer a colaboração interprofissional e interdisciplinar no contexto do tratamento cirúrgico das enfermidades oncológicas.

Referências

FERREIRA, E. Legislação e a telemedicina: abordagem dos desafios jurídicos na prestação de cuidados da saúde à distância. Global Dialogue, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 16–29, 2023. DOI: 10.53660/GDIA.153.402. Acesso em: 20 jan. 2024.

Downloads

Publicado

2021-07-25

Como Citar

Tartuce, L. M. G. ., Costa Neto, S. B., & Guimarães, V. de C. (2021). Saúde geral e qualidade de vida de pacientes operados por câncer gastrointestinal. Interação, 23(1), 100–112. Recuperado de http://www.interacao.org/index.php/edicoes/article/view/116

Edição

Seção

Artigos